segunda-feira, 4 de novembro de 2013


PROJETO TCE NA ESCOLA 2013
II CONCURSO ESTADUAL DE REDAÇÃO


Projeto TCE na Escola
Secretaria de Estado da Educação (SED) realizam, em parceria, o II concurso estadual de redação para estudantes das escolas públicas estaduais. Desta vez, a iniciativa é voltada para alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Com o tema "O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público" a proposta é fazer com que o órgão fiscalizador chegue mais perto dos jovens catarinenses. O TCE/SC quer contribuir para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã junto a um público que pode atuar como agente multiplicador de conhecimento e assumir a responsabilidade de disseminar na família, na escola e nas suas comunidades a importância de avaliar a qualidade dos gastos públicos.
As novas gerações têm papel fundamental nessa tarefa e o TCE/SC, com essa aproximação, quer que os jovens sejam seus parceiros na fiscalização da gestão pública, oferecendo uma contribuição importante na promoção da cidadania e no incentivo à operação do controle social.
Este ano, alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental fizeram uma reflexão para entenderem, plenamente, o direito e o dever que cada um de nós tem de fiscalizar como é aplicado o dinheiro que entregamos aos governos na forma de impostos.
A EEB. Prof.ª Maria Solange Lopes Borba conquistou o 1º lugar na etapa regional. A aluna Kelli Cardoso Xavier, do 7º ano, sob a orientação da professora Lindonir Macan de Luca fez uma ótima redação. Segundo Kelli, “a realidade política de nosso país tem mostrado muitas coisas tristes, porém há uma saída. (...) É importante que cada um de nós se torne responsável e faça sua parte. Esse é nosso papel de cidadão, lutarmos juntos, por um mundo melhor e mais justo.”
É muito gratificante perceber que nossos alunos estão conscientes de seus direitos e tem clareza de seus deveres no desenvolvimento de nosso país. É muito bonito, perceber que cada um deles entende seu papel e seu poder de transformação do mundo em que vivemos, afirma a diretora Geoslane Pereira Magnus.




Kelli Cardoso Xavier
e sua Professora Lindonir Macan  De Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário